Tiina Törmänen fotografa paisagens surreais pelo Norte da Finlândia


A fotógrafa Tiina Törmänen documenta paisagens pelo norte da Finlândia com um olhar apuradíssimo para captar a luz, transformando suas fotos em imagens simplesmente surreais. Nascida em 1981 na Lapônia Finlandesa, em uma aldeia onde a família do seu pai vive há 200 anos, começou a fotografar com 17 anos, em 1998, quando se mudou para a Helsinque, capital da Finlândia.

 

Tiina Törmänen - Auto-retrato.
Tiina Törmänen – Auto-retrato.

 

Apesar de descobrir sua paixão cedo, Tiina estudou em uma escola de culinária onde acabou se tornando chef. Trabalhar em cozinhas nunca foi sua realização pessoal, mas era uma maneira que considerava fácil de ir levando a sua vida. Nessa época, início dos anos 2000’s, ela achava difícil as oportunidades com a fotografia, era a transação para a era digital, e a internet era limitada. Ela tentou estudar nas escolas de artes, mas nunca foi aceita, embora tentou vários anos seguidos. Apesar da rejeição para os estudos na área que sempre quis, nunca perdeu a paixão pela fotografia, e jamais abandonou a atividade, onde fez cursos em preto e branco, aprendeu usar a câmara escura e mantinha sua câmera sempre com ela.

 

 

Em 2007, a finlandesa teve a oportunidade de trabalhar como assistente de estúdio comercial por um ano. Essa experiência fez que ela aprendesse novas técnicas, mas não sentia nenhuma paixão pela fotografia básica de estúdio, sua preferência sempre foi fotografar em estilo documental. Durante certos episódios de sua vida, sentiu um forte desejo de voltar ao Norte Escandinavo, ela tinha uma profunda ligação com a natureza desde que era criança, pois cresceu cercado de florestas e lagos. Tiina decidiu usar todas as suas economias e comprou uma Canon MkII e, em seguida, foi trabalhar como chef em um resort de esqui na Lapônia para a temporada de inverno de 2010-2011. De volta ao Norte da Finlândia, começou a praticar sua paixão onde fotografou natureza e paisagens pela primeira vez em sua vida.

 

 

A ausência de poluição luminosa das cidades e a paisagem da natureza vista de cima das montanhas foram simplesmente surpreendentes para Tiina Törmänen. Como nasceu e cresceu na região, achava aquele visual “normal”, afinal cresceu acostumada e rodeada de paisagens, mas depois de 15 anos ausente, morando no sul finlandês, ao chegar na região norte enxergou uma luz diferente e sua maturidade fez valorizar a incrível beleza de sua cidade de origem. As fotografias da finlandesa, com paisagens hipnotizantes, foram apresentadas e publicadas em diversas revistas e sites do mundo, onde ela licenciou, também, suas imagens para várias empresas famosas.

 

 

A finlandesa conquistou o reconhecimento merecido pelas suas incríveis fotos de paisagens noturnas de tirar o fôlego, muitas auroras boreais, paisagens frias em forma de poesia onde transmite tranquilidade e beleza. Törmänen vive em diversas estadias pela Finlândia e está aberta para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Ela também filma para vídeos, sendo especialista em timelapses para documentários de TV.

 

 

citação Quando você decide seguir a sua paixão, isso vai levar você para algum lugar bonito”.

 

 

citação Quando eu estou fotografando, eu sempre dou os meus 100%. Eu gosto de fazer aquilo que me inspira.”

 


* Todas as imagens e informações foram retiradas do site oficial da própria autora. Para saber mais sobre Tiina Törmänen e conferir muito mais de seu trabalho, acesse seu site oficial.

\\ Outra Referência: Baron Magazine.


Você também poderá gostar: