Lara Zankoul transforma fotografias em obras de arte com temas conceituais


Lara Zankoul é uma fotógrafa libanesa, representada pela Ayyam Gallery, onde produz ensaios com temas conceituais, lúdicos e psicológicos. Em suas obras de arte fotográficas, ela coloca seus personagens em cenários cuidadosamente construídos e surreais que refletem as pressões psicológicas das interações cotidianas, oferecendo uma sutil crítica à nossa sociedade moderna.

 

Lara Zankoul por Cathy Le Than
Lara Zankoul por Cathy Le Than

 

O interesse pela fotografia começou na escola onde costumava olhar o mundo da moda e encenar imagens. Após comprar sua primeira câmera profissional, com o dinheiro do primeiro trabalho, Lara decidiu que fotografaria todos os dias por um ano para seu projeto pessoal “365”, que fez sua paixão pela atividade crescer e tornar parte da sua vida. Aprendendo a fotografar de forma autodidata, ela se interessou também pelas técnicas de “levitação” e fotografia subaquática. A libanesa transforma suas fotos em arte retratando a realidade em forma poética e simbólica, seus projetos já participaram de várias exposições regionais e internacionais.

 

"Nossa sociedade tornou-se muito individualista e há uma falta de calor nas relações humanas. Eu queria representar essa frieza e essa alienação em minhas fotos. As linhas cruzadas, bordas afiadas e blocos separados criados por séculos de pedreiras proporcionaram um fundo perfeito que é muito branco, muito frio e ainda muito bonito. Enquanto os grandes artistas da Renascença construíram formas humanas a partir da pedra, eu queria desconstruir formas humanas até que elas se tornassem pedra" (Sobre o projeto “As Cold As A White Stone”)
“Nossa sociedade tornou-se muito individualista e há uma falta de calor nas relações humanas. Eu queria representar essa frieza e essa alienação em minhas fotos. As linhas cruzadas, bordas afiadas e blocos separados criados por séculos de pedreiras proporcionaram um fundo perfeito que é muito branco, muito frio e ainda muito bonito. Enquanto os grandes artistas da Renascença construíram formas humanas a partir da pedra, eu queria desconstruir formas humanas até que elas se tornassem pedra” (Sobre o projeto “As Cold As A White Stone”)

 

citação Fotografia cresceu de um hobby para uma paixão e semi-profissão. Eu aprendi isso naturalmente e espontaneamente, se fosse imposto como uma carreira, eu provavelmente não teria gostado tanto.”

 

 

citação Muitas fotos saíram erradas mas acabaram ficando certas, é um processo de experimentação contínua para mim, eu recebo muitos resultados inesperados e acabo descobrindo novas técnicas.”

 

 

citação Espero levar a fotografia a um novo nível, quebrando fronteiras e explorando novos conceitos e técnicas. Espero motivar e inspirar os outros a criar.”

 


* Todas as imagens e informações foram retiradas do site oficial da própria autora. Para saber mais sobre Lara Zankoul e conferir melhor seu trabalho, acesse seu site oficial.

\\ Outras Referências: Ezra Magazine, Flickr.


Você também poderá gostar: