De conceituado chef para fotógrafo profissional de comida, conheça Francesco Tonelli


Francesco Tonelli é um famoso fotógrafo de comida que nasceu na região das Marcas (Marche), na Itália, criado na cidade de Milão e reside nos EUA. Seu estilo de fotografia está enraizado em uma compreensão profunda e apaixonada pelos alimentos, devido a sua grande experiência com culinária ao longo da sua vida. Antes de se tornar fotógrafo, o italiano teve uma longa jornada no ramo alimentício até conhecer sua paixão para criar a fusão “Fotografia x Comida”, onde uniu o útil ao agradável.

 

Francesco Tonelli por Candy Kennedy

 

O fotógrafo aprendeu muitos aspectos da produção de alimentos com sua mãe, que cresceu em uma fazenda, conhecendo desde a colheita até a fabricação de azeite. As refeições cozinhadas pela sua mãe incorporavam ingredientes sazonais de uma maneira que respeitava e aprimorava os sabores, o italiano aplicou essas lições aos pratos que ele produz até hoje. Tonelli trabalhou na indústria de alimentos por 20 anos, em restaurantes e hotéis pela Europa, foi professor de artes culinárias no “The Culinary Institute of America” e um notável chef de cozinha. Ele atuou no campo de pesquisa e desenvolvimento de alimentos tornando-se um grande estilista de alimentos, “food stylist”, para a revista “La Cucina Italiana” em Milão, desenvolvendo centenas de pratos, durante 8 anos, para o veículo impresso.

 

 

A intimidade com a cozinha, o processo de cozinhar, e o interesse pela cultura dos alimentos fez Francesco chamar a atenção de chefs, diretores criativos, executivos de clientes e os profissionais do mercado de comida. Ao trabalhar com a revista e estar nesse meio fotográfico, que já era área de seu interesse, provocou sua vontade de fotografar, que de forma auto-didata,  mergulhou nessa atividade. O italiano iniciou com suas fotos pelo advento da fotografia digital no início dos anos 2000, iniciando com uma câmera compacta e aprendendo recursos no Photoshop, teve um rápido processo evolutivo onde investiu em conhecimentos na fotografia, profissionalizando-se para chegar até o nível que se encontra. Atualmente conta com um moderno estúdio que possui um belo ambiente com uma moderna cozinha, espaço para refeições misturados aos melhores equipamentos tecnológicos de um estúdio fotográfico, o local de trabalho está localizado na avenida Manhattan em Union City, New Jersey.

 

 

As fotos do italiano colaboram para famosos livros de culinária, Francesco viaja para exposições alimentares e conferências, é escalado para julgar concursos de fotografia de comida ou em consultoria sobre receitas para clientes de alimentos comerciais e trabalha ao lado de vários chefs renomados. Possuindo uma cartela de clientes de “peso” da indústria alimentícia, regularmente produz editoriais para os veículos do ramo. A imersão de Tonelli no mundo da culinária fez dele um dos fotógrafos de alimentos mais requisitados da atualidade.

 

ft17


* Todas as imagens e informações foram retiradas do site oficial do próprio autor. Para saber mais sobre Francesco Tonelli e conferir muito mais de seu trabalho, acesse seu site oficial.

\\ Outra Referência:  Prezi.


Você também poderá gostar: