O impacto humano na natureza pelo olhar de Edward Burtynsky


Edward Burtynsky por Birgit Kleber (2012)

Edward Burtynsky é um conhecido fotógrafo canadense que registra paisagens que são modificadas pela intervenção industrial por todo o planeta. Suas notáveis fotografias trazem uma temática de reflexão dos rumos da humanidade e estão expostas por importantes museus e galerias em várias regiões do mundo.

 

Nacido em St. Catharines, cidade na província de Ontário, no Canadá, em 1955, Edward bacharelou-se em um Fotografia e Mídia em 1982. O fotógrafo canadense fundou o “Toronto Image Works” em 1985, trata-se de uma instalação para alugar sala escura, laboratório fotográfico personalizado, trabalhar com imagem digital e desenvolver atividades como treinamento em informática e as tecnologias que eram utilizadas na época. Esse fundação é disponível para toda a comunidade artística de Toronto e continua em funcionamento até os dias atuais.

 

Seu interesse por impactos ambientais e zonas industriais foi por estar precocemente exposto em lugares desta atmosfera como a fábrica da General Motors em sua cidade natal. Essa influência ajudou a formular o desenvolvimento de seu trabalho fotográfico que explora o impacto coletivo que a humanidade está sofrendo na superfície do planeta. Edward inspeciona a intervenção sobre as paisagens naturais e propõe mostrar uma visão contemporânea para as grandes “idades” do homem como a pedra, minerais, petróleo, transporte, silício e assim por diante.

 

 

Segundo Edward, lugares como jardins de reciclagem, rejeitos de minas, pedreiras e refinarias são todos locais que estão fora da nossa experiência cotidiana, mas nós participamos de sua produção diariamente. Suas imagens são metáforas para o dilema da nossa existência moderna e procuram um diálogo entre atração e repulsão, sedução e medo onde somos atraídos pelo desejo e uma chance de viver, contudo conscientemente ou inconscientemente percebemos que o mundo está sofrendo pelo nosso “desenvolvimento”.

 

 

Nossa dependência da natureza para fornecer os materiais para o consumo e a nossa preocupação com a saúde do planeta nos coloca em uma contradição. Para mim, essas imagens funcionam como conjuntos que refletem os nossos tempos.”

 

 

O fotógrafo também é palestrante ativo para falar sobre a arte fotográfica, que o torna renomado no meio artístico mundial. Edward também é premiado por respeitadas e tradicionais instituições pelo seu trabalho reflexivo para a humanidade, o canadense é representado por diversos curadores e galerias renomadas pelo mundo que espalha seu trabalho internacionalmente de forma notável.

 


* Todas as fotos e informações foram retiradas da página oficial do próprio autor. Para conhecer muito mais do trabalho de Edward Burtynsky, acesse seu site oficial.








Você também poderá gostar: